quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Introdução 
A assistência social no Brasil e vista a partir da Constituição Federal (1988), como um direito social, e o uso efetivo do direito pelo cidadão, uma profunda mudança política e comportamental deve ocorrer dentro das comunidades que estes profissionais atuam. A assistência social compõe o Sistema de Segurabilidade Social, sendo regulamentado e sistematizado pela Lei nº 8.742/93 (LOAS).
Sua função é manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
Levando em conta todas essas necessidades as políticas governamentais criaram o centro de Referência de Assistência Social - CRAS que executa serviços de proteção básica, organiza e coordena a rede de serviços sócio - assistenciais locais da política de assistência social. Sendo responsabilidade do CRAS prestar informação e orientação para a população de sua área de abrangência, e articular com a rede de proteção social local no que se refere aos direitos de cidadania, mantendo ativo um serviço de vigilância da exclusão social na produção, sistematização e divulgação de indicadores da área de abrangência do CRAS, em conexão com outros territórios.

Dessa forma o CRAS é responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral às Famílias – PAIF. Cujo o objetivo são famílias em situação de vulnerabilidade social sendo um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
E em parceria com o PAIF o governo criou o Centro de Orientação Socioeducativa - COSE cujo o objetivo e ajudar na proteção e prevenção das famílias em vunerabilidade social, sendo o objetivo principal o fortalecimento dos vínculos familiares, afetivos, de amizade, com o intuido de prevenir essas crianças e jovens do uso de drogas e da criminalidade. Já o programa voltado para os idosos oferece uma oportunidade de compartilhar experiências, dividir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e oferecer oficina ao restante  da comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário